Junte suas mãos, ajoelhe. Agradeça ao Deus mercado.

Sabemos que o conhecimento é um bem imaterial, que quanto mais difundido mais se tem, mas, atualmente ele é racionado, reservado, para que seu valor monetário seja maior.
O copyright está embutido em livros, em músicas, no teatro, cinema, software e etc, o mercado domina essas áreas fazendo os criadores independentes terem poucas chances de se desenvolverem sozinhos sem serem abocanhados por eles.
Nossa cultura nos fez nos acostumar com a distribuição catedral, de forma que a gente chegue a achar que ela é nossa unica forma de adquirir bens imateriais, tendo apenas a superfície dele, sem poder possui-lo, manipula-lo, transforma-lo e compartilha-lo, aceitando o que o mercado impõe como bom, questiona-lo como criador pode levantar boicotes ao seu conteúdo e deixar inviável continuar a produzi-lo.Mesmo com o custo mais alto, as instituições publicas preferem usar softwares de licença fechada para suas maquinas, pois seus funcionários já estão adestrados ao uso desse software, e muitas vezes fazem manifestações para não implementação do software de licença aberta, por não terem conhecimento também das vantagens de se ter um sistema que além de mais barato, é mais seguro, e nos garante acesso ao código que pode nos ajudar a aprender mais afundo como ele funciona trazendo assim para nós este conhecimento.
Sejamos hereges quanto a esta catedral que não nos permite ter acesso total ao conhecimento.
Inclusive: 

 

Comentários

  1. Muito boa reflexão Messias. Parabéns pela compreensão sobre o tema e apropriação do que discutimos em aula. Agora, é passar a ideia adiante e formar outros a partir dessa forma de compreender as relações tecnológicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário