Aula sobre o marco civil e o interesse das grandes empresas

O Marco Civil da Internet é um conjunto de leis para promover a livre navegação e proteger os usuários de banda larga no brasil. Depois de muito empurrado com a barriga pelo nosso congresso(que é especialista nessa modalidade, adiar projetos importantes para não contrariar grandes empresas), os vazamentos de informações por Edward Snowden que envolviam a presidenta Dilma Rousseff, fizeram o projeto ir pra frente e ser aprovado em abril de 2014.
Ele prevê principalmente o principio da neutralidade de rede, ou seja, que a velocidade de conexão seja a mesma, independente de você estar conectado a site x ou y, não deve haver discrepância na banda disponível, nos protegendo do que aconteceu nos EUA em junho do ano passado.
Eu particularmente fiquei impressionado em saber que a Globo teve interesse na aprovação do marco civil, talvez por conta do sistema de streaming deles, mas ainda fiquei surpreso com a informação.
Coisas importantes comentadas que não me surpreenderam foram as empresas que não dão a minima pra neutralidade da internet, e que também não se importam em distribuir a banda pra partes mais isoladas do país.

Comentários

  1. Pois é, por isso precisamos ficar o tempo todo atentos, pois as empresas continuam buscando formas de derrubar o MCI e impor seus modelos de negócios e a neutralidade da rede é o primeiro direito a ser atingido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário