Impressos, e internet na educação

É do conhecimento geral que o escrito, impresso é fundamental na formação, livros, cartas, tirinhas, gibis, tudo pode e é utilizado para facilitar o ensino.
Em sala discutimos a história do brasil e sua relação com os impressos, onde o povo era proibido de mandar cartas, que só eram utilizadas pela nobreza foi mostrada um trecho da carta de Pedro Vaz de Caminha assim como um jornal de quando família real chegou ao Brasil e eu fiquei surpreso quando soube que não circulavam jornais aqui antes da chegada deles.
Também foi falado sobre os livros, e sobre os livros didáticos, e o que faz um livro entrar ou estar fora dessa categoria, e em resumo, livros didáticos são livros que contem os temas definidos para aquele ano do currículo escolar. Eu não me recordo agora se foi falado nessa aula em especial sobre as tirinhas, mas acho elas de grande importância, e sempre me enchiam os olhos quando eu as via nos livros didáticos, e nas provas. Acredito no potencial que elas tem como ferramenta educativa, e de entretenimento também como exemplos, aqui vão algumas tirinhas que eu gosto, começando como o sutil como uma pedra na cabeça, Alexandre Beck, e seu personagem Armandinho (https://www.facebook.com/tirasarmandinho/):
A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto


Mafalda do Quino: 

Resultado de imagem para mafalda mundo doente

Resultado de imagem para mafalda mundo doente
E Calvin e Haroldo de Bill Watterson:

Bill Watterson/Acervo O Estado de S. Paulo

Bill Watterson/Acervo O Estado de S. Paulo

Agora falemos sobre o meu(e dos meus colegas de equipe) tema do seminário:

Internet e Educação. A primeira vista parecia ser o tema que eu teria mais facilidade, mas a epifania conjunta que bateu na nossa equipe foi: Pegamos o tema que foi falado sobre o semestre inteiro pela professora de forma excepcional! Como fazer algo a altura uma apresentação de um tema já tão bem trabalhado?
A resposta: Vamos falar sobre dados da internet como ferramenta,  diferença da Informação e conhecimento, o uso de celulares dentro da escola.

Meu colega Sidney ficou com a introdução, falando do slide, de como a internet é uma boa ferramenta, por ter informação ilimitada, de fácil acesso, do crescimento absurdo, de como é útil pra todas as esferas da educação, falou da diferença entre conhecimento, dado e informação:
-Dado: um conjunto de valores ou ocorrências em estado bruto, ex: "1,5 milhões de estudantes -2018- Brasil"
-Informação: é o dado processado, e com algum contexto, ex: "Segundo o IBGE, no Brasil em 2018 foram matriculados, no Ensino Superior, EAD Internet, 1,5 milhões de alunos."
-Conhecimento: é a informação absorvida, contextualizada, refletida, e é algo mais pessoal.
Conhecimento e informação existem em ciclos, o conhecimento passado vira informação até se tornar conhecimento novamente para quem está recebendo essa informação.
Já Luciana, fez a classe debater sobre vantagens e desvantagens do uso do celular na sala de aula, foram apontadas vantagens como o acesso rápido a informação, a forma de trazer assuntos rápido a sala de aula, interação maior do grupo, e como desvantagens foram apontadas a falta de atenção e a balbúrdia que isso poderia causar. Conseguimos mostrar que as desvantagens na verdade, eram vantagens pois a "balbúrdia" pode ser direcionada para a geração de conhecimento, pois a turma não estaria entediada de mais com o assunto, e a falta de atenção também seria capturada por essa "balbúrdia". Depois ela apresentou um vídeo de uma escola falando sobre esse tema e da hipocrisia com a qual ele é tratado por alguns professores(inclusive a professora fez um comentário anterior apontando justamente a situação apresentada). Segue o vídeo:


 Eu por minha vez fiquei com a parte de alimentar a discussão, apontar partes que eu achasse que foram esquecidas, e fazer um comentário correlacionando a educação e a manipulação das eleições que vem ocorrendo por vários países do mundo, Brasil incluso, com o bombardeamento de informações falsas repetidas e direcionadas a pessoas mais suscetíveis a acreditar nelas, me expressei mal, usando o termo "educação do mal", e concordo com a professora que não existe isso educação do mal ou do bem, existem interesses.
 
E com um meme (não pode faltar) encerro a minha postagem!

Comentários

  1. Muito bem, boa síntese e reflexão sobre o seminário. São tantos os materiais e meios que podemos utilizar na educação, que é inacreditável que as escolas continuem centrando suas práticas na exposição oral do professor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário