Radio, tv e video e sua importancia na educação.

O rádio tem e teve grande espaço na cultura brasileira.
Durante vários períodos o rádio teve estilo de narração diferente, diferentes formas de transmissão, e as rádios que não eram comunitárias  viviam de propaganda, inclusive tinham nome de empresas programas e até jornais!(imagina quando a eles precisariam falar das empresas patrocinadoras?
Existem as rádios comunitárias que são sustentadas pela comunidade local e usam seu tempo no ar para dar noticias sobre a comunidade e entreter. E também as rádios estudantis que costumam tocar durante os recreios.
A rádio tinha um papel importante em moldar a opinião popular, ainda tem, mas menos do que antes.
Já a Tv tem canais público bancados pelo governo que em sua essência tem excelentes possibilidades de informação, que vem sendo mal utilizada. 
Algumas pessoas pensam na tv só como forma de entretenimento, mas programas voltados pra informação, educativos, de discussão, programas como o antigo roda viva(pré temer).
Em boa parte das escolas existem tvs mas não são bem utilizadas e, em sua maioria, passam a maior parte do tempo trancadas. Uma pena pois pode ser um veículo bacana para expor peças de teatro(como foi o meu primeiro contato com isso, uma peça passada na tv da escola), documentários, jornais, e até mesmo videos com função de entretenimento, que tenham alguma coisa que possa ajudar com o entendimento do que está sendo passado.

Comentários

  1. Pois é, a TV é um claro exemplo de como as mídias não são utilizadas na escola. Em lugar de utilizar suas potencialidades, a opção é por trancar, poibir, deixar virar sucata...

    ResponderExcluir

Postar um comentário